Perguntas e Respostas





O QUE É O CARDUME?
O CARDUME é um Cursinho Popular gratuito que acontece na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista.  Suas atividades iniciaram em 2014.



QUEM PODE ESTUDAR NO CURSINHO CARDUME?
O cursinho é voltado para egressos de escolas públicas que desejam preparar-se para o ENEM e não tem condições de pagar um cursinho tradicional.



COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?
As inscrições ocorrerão anualmente e serão divulgadas nesta página e no sítio oficial da UNIFESP Baixada Santista, juntamente com os documentos necessários.



COMO FUNCIONA O CURSINHO CARDUME?
Em cada dia da semana é abordada uma área diferente do conhecimento do ENEM, também chamada de matriz de referência ou eixo:
  • Segunda-feira: Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Conhecimentos Gerais);
  • Terça-feira: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia);
  • Quarta-feiraMatemática e suas Tecnologias;
  • Quinta-feira: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Educação Física, Literatura, Artes e TICs);
  • Sexta-feira: Redação.
O cursinho funcionará em um ciclo anual de aproximadamente 10 meses, conforme calendário do ENEM.



POR QUE O ENEM É IMPORTANTE? PARA QUE ELE SERVE?
O ENEM permite o acesso ao ensino superior público e gratuito, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada)* e do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica)*, bem como o aproveitamento da nota do Enem, total ou parcial, nos demais vestibulares públicos. Também permite o acesso ao ensino superior privado, por meio de bolsa integral ou parcial, através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)* ou do PROUNI (Programa Universidade para Todos)*. Outra possibilidade é o aproveitamento da nota do Enem na Obtenção da Certificação de Conclusão do Ensino Médio, para alunos maiores de 18 anos que não concluíram esse nível de escolaridade na idade adequada.
* Sisu, Sisutec, Fies e Prouni são programas do Governo Federal. Para mais informações acesse: http://www.mec.gov.br/



ONDE OBTENHO MAIS INFORMAÇÕES?
Além das informações contidas neste BLOG, você também poderá obter informações em: